Featured Lifestyle Uncategorized

10 Dicas para um natal tranquilo

November 26, 2017

Adoro o Natal. Adoro o espírito natalício, a lufa-lufa de escolher a prenda ideal para cada um (normalmente feitas por nós), decorar o nosso cantinho e enchê-lo com luzes e luzinhas, as músicas natalícias em repeat, as boas comidas e os imensos convites para celebrar com amigos esta quadra (aka mil jantares de Natal), filmes, livros e desenhos animados todos “dentro da quadra”, a excitação das crianças e a comemoração em família.
Mas… pode ser uma época muito stressante e para ajudar-vos um pouco a vivê-la com alegria, 10 dicas para um Natal ameno:

  1. Pululam espectáculos para crianças por todo o lado. Escolham e comprem os bilhetes com antecedência!
  2. Definam um orçamento total para as prendas (stick to it) e a lista de presentes – para nós as compras online resultam muito bem para nos mantermos dentro dos orçamentos, permite-nos escolher com algum tempo, pesquisar e comparar produtos e aproveitar as promoções (mais à frente, falaremos mais sobre este tema dos orçamentos dando algumas sugestões do que resulta mensalmente para nós)
  3. Fotos de Natal. Muitas famílias procuraram sessões fotográficas (quase todos os fotógrafos as promovem nesta época) para eternizar um momento em família e até para terem material para presentes (porque não uma bonita moldura com uma foto familiar?). As roupas é que são todo um problema, não é mesmo? Nós procuramos condizê-las por cor em vez de as comprarmos exactamente iguais, por exº escolhemos a cor cinza claro e opto por um vestido e uma saia para as miúdas e uns calções para o bebé. Posso complementar com uma sweat para mim e uma camisa para o pai.
  4. Seguir um calendário do Advento e listar as actividades que irão fazem em conjunto por cada dia.
    Durante os dias de semana escolham actividades menos trabalhosas como cantar músicas de natal ou mimos no sofá, deixando para os fins-de-semana as actividades mais elaboradas e que exigem mais tempo   Lista Actividades Advento
  5. Escolher como vamos embrulhar os presentes (há inúmeras sugestões fantásticas no Pinterest) e organizar os materiais para que o possamos fazer. Não deixar para a última, para ficarem giríssimos. 
  6. Ir buscar as decorações de natal ao baú, rever o que serve e o que já não nos faz sentido e escolher a forma como as vamos colocar e onde. Precisamos de mais algum adereço? Umas luzinhas a emoldurar a porta da sala? A árvore de natal está colocada e “artilhada”? Check 😉
  7. É uma sensação ótima a de receber uma carta ou postal de natal, porque não enviar aos familiares e amigos? Deixamos aqui dois modelos imprimíveis para vos facilitar este processo. Escrevam mimos e enviem-nos (postais, presentes…) atempadamente. TBB_PostalNatal_2017
  8. Porque não ambientar a casa e sobretudo a noite/dia de natal com cânticos da época? Escolham as vossas músicas favoritas e até que o querem (ou o que não querem) que os miúdos vejam na Tv ou no computador. Vai entretê-los, vai imbuir-vos mais no espírito da quadra e sobretudo evitar algumas chatices de escolhas de última hora.
  9. Menu de natal! Porque não pensar neste tema afincadamente e antes da véspera? Escolher entradas, pratos principais e sobremesas, ingredientes e parafernália para os servir. Ou simplesmente optar por entre as sugestões de (grandes) superfícies e encomendar, levantando as comidas já feitas no dia seleccionado.
  10. Não esquecer quem precisa de ajuda, quem não tem possibilidade de percorrer sequer um item desta lista, de quem precisa ser aquecido. Não deve ser uma lembrança de época, mas que pelo menos o seja nesta quadra. Envolvam as crianças na escolha de um (ou mais) brinquedos e/ou roupas para doar. Os locais onde o aceitam são imensos: Ajuda de mãe http://www.ajudademae.pt/, Mil brinquedos, mil sorrisos https://www.facebook.com/milbrinquedosmilsorrisos/, BUS http://www.bensutilidadesocial.pt/bus/homepage.aspx, Banco de bens doados http://www.bancodebensdoados.pt/seja-doador-particular/, Acreditar http://www.acreditar.org.pt/pt/base1/28, Cruz Vermelha http://www.cruzvermelha.pt/contacto/delegacoes-locais.html, Santa Casa da Misericórdia https://www.ump.pt/misericordias, IPO’s, Aldeia de crianças SOS http://www.aldeias-sos.org/contata-nos/aldeias-sos, entre tantas outras. Uma causa que nos é próxima é a UPG – Um pequeno gesto e ajuda crianças moçambicanas – http://umpequenogesto.org/inicio/ ou porque não escolher uma criança a quem dar um presente de natal que ela própria escolheu, de forma totalmente anónima, para que ela pense que foram os seus pais a oferecer – http://www.anjinhosdenatal.exercitodesalvacao.pt/?

Ensinem as vossas crianças o significado de solidariedade dando o exemplo, não há forma mais fácil “da mensagem chegar lá”.

Relaxe. Aproveite. Mime e seja mimado!

Feliz Natal!!!

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply